sexta-feira, 19 de junho de 2015

10 Coisas que você precisa saber sobre a Chapada dos Veadeiros antes de visitá-la

1. A região denominada Chapada dos Veadeiros envolve 5 municípios:
São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é uma grande reserva ambiental dentro dessa região. E São Jorge é um vilarejo dentro do município de Alto de Paraíso de Goiás.


2. Chove de outubro à abril e é seca de maio à setembro, porém as mudanças climáticas atuais tem tornado as chuvas cada vez mais escassas.


3. As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros não se limitam ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Existem várias cachoeiras em fazendas privadas. 


4. O Morro da Baleia pode ser identificado entre 20km  e 10 km antes de Alto Paraíso na GO 118 ou a partir do km 6 da GO 239 que leva à São Jorge. Na placa mirante do Morro da Baleia já não é mais possível ver a forma de baleia. 


5. Não existe transporte coletivo que leve até os atrativos, nem entre as cidades locais. É importante está de carro. 


6. É comum ver tucano, ema, tamanduá e lobo guará próximo às rodovias, é só ficar atento e dirigir devagar. Já o veado campeiro que originou o nome do local se tornou uma raridade.

7.  Existe uma ciclovia de 36 km que é caminho para várias cachoeiras.


8. O povo é simples, por isso o atendimento não é o forte do comercio da região, principalmente para os padrões de turistas vindos de grandes capitais, mas o povo é muito cordial.


   9.  Quase todas as cachoeiras podem sofrer uma tromba d’água, que é o aumento do volume de água repentino, diferente da tromba d’água formada em nuvens. Como o fenômeno não é tão conhecido é comum os turistas não acreditarem no perigo da força da água e ignorar o fato, causando os acidentes.


       10.  O misticismo da região é baseado em fatos reais:
* Na grande placa de cristal que existe sob a terra (o cristal é a mais pura representação de energia e luz).
* Na altitude elevada com superfície plana (que torna o lugar protegido de grandes catástrofes possível de se plantar e habitar).
* Na riqueza de água e belezas naturais, incluindo a ótima visibilidade do céu estrelado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário